A SELECÇÃO Nacional Sub-20 de Futebol (Mambinhas) joga hoje, pelas 15.30 horas, diante da África do Sul, em desafio pontuável para a terceira e última jornada do Grupo “A” da 27ª edição da COSAFA, que vem sendo disputada na cidade de Nelson Mandela Bay (Port Elizabeth), devendo terminar no dia 13 de Dezembro.

Moçambique tem quase assegurado o passaporte para as meias-finais, depois de ter vencido os dois primeiros desafios, que lhe permitem a liderança isolada do seu grupo (com seis pontos) até à entrada desta jornada, mais dois que a África do Sul, segunda classificada, pelo que joga a cartada decisiva diante de um adversário que lhe roubou o título em 2008, somando a sua quarta conquista.

Tal como recomenda o formato da competição, as equipas estão dispostas em três grupos (ABC), em que transitam para as meias-finais apenas os primeiros melhores classificados de cada e o segundo melhor de todos, o que equivale a dizer que um empate diante da África do Sul já resolve o apuramento.

Dário Monteiro, técnico dos “Mambinhas”, não poderá contar com os préstimos do atacante Simon Cipriano, que cumpre um castigo por ter acumulado duas cartolinas amarelas. Aliás, para além disso, o avançado da emergente Associação Black Bulls (ABB) está a recuperar de uma lesão contraída no jogo de domingo, frente ao Zimbabwe.

Kimiss, o guarda-redes, Cleyd e Dias, que também saíram tocados no último jogo, foram a tempo de recuperar das mazelas e poderão estar aptos para o jogo de hoje, segundo deu a conhecer a médica da Selecção Nacional, Angélica Sitoe.

É deste torneio que sairão os representantes da zona para o Campeonato Africano das Nações (CAN). Segundo a Confederação Africana de Futebol (CAF), cada zona organizará um torneio que qualificará os seus representantes para as diferentes competições, designadamente o CAN Sub-17, em Marrocos, e Sub-20, na Mauritânia, ambos em 2021.

Na edição passada, realizada em Lusaka, os “Mambinhas” perderam as duas primeiras jornadas, primeiro contra o eSwatini (2-0) e depois para Angola (1-0), terminando a fase de grupos com um total de três pontos, o que não foi suficiente para se qualificarem como a segunda melhor equipa dos três grupos, uma vez que Angola, líder do grupo, foi a primeira selecção a garantir o apuramento, após vencer eSwatini por 4-1. Leia mais

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *