NoticiasAI

Tete investiga fonte de contágio de cidadã pela Covid-19

 

O SECTOR da Saúde na província de Tete prossegue com investigações com vista a apurar a fonte de contágio de uma cidadã infectada pela Covid-19, no distrito de Changara.

O chefe do departamento da Saúde Pública na província de Tete, Danilson Gonçalves, admite a hipótese de a investigação, que iniciou domingo último, poder levar tempo, porque nos locais indicados pela paciente como sendo pontos por onde passou são escassas as probabilidades de contaminação pelo novo coronavírus.
“Não se sabe ainda a forma como a cidadã infectou-se do novo coronavírus. A investigação em curso poderá levar tempo, mas a nossa equipa está no terreno para apurar a veracidade dos factos”, sublinhou.
Falando ontem a jornalistas, a fonte disse que “em Changara encontra-se uma vasta equipa da Saúde a trabalhar a todo gás para cortar a cadeia de provável propagação, de modo a evitar o alastramento para outras regiões da província de Tete”.
A cidadã, de 29 anos de idade, que acusou positivo nos testes de Covid-19, em Tete, vive no bairro Joaquim Chissano, em Luenha, sede do distrito de Changara.
“Estamos no terreno a trabalhar no sentido de contermos o alastramento do Covid-19” – disse Danilson Gonçalves, explicando, que, entre as medidas em curso, destaca-se o rastreio da família da cidadã já isolada para que o distrito de Changara não seja o epicentro de disseminação do novo coronavírus, na província de Tete.
Por seu turno, a Secretária de Estado em Tete, Elisa Zacarias, disse ontem, em conferência de imprensa, que “a população da província não deve estar agitada, pelo contrário, deve estar serena e calma e, acima de tudo, redobrar cada vez mais a prevenção de Covid-19, que já temos diagnosticado um caso, no distrito de Changara”.
“Uma vez que a nossa província já tem um caso, é motivo para que todo o cidadão cumpra escrupulosamente as medidas de prevenção deste surto”, realçou Elisa Zacarias, que garantiu que o governo tudo fará para que o novo coronavírus não se propague para mais regiões da província de Tete.
O governador de Tete, Domingos Viola, garantiu também que estão a ser tomadas as medidas para o isolamento da família da cidadã infectada pelo novo Coronavírus. “Há informações que dão conta que ela devera ter contactado cerca de 70 pessoas, que a equipa da Saúde terá que seguir esta cadeia”.
Viola disse ser preocupante o facto de a província registar caso de Covid-19, porquanto as mensagens estão a ser suficientemente disseminadas, tanto pelo Governo, como por todas as forças vivas da sociedade, que se juntam pela mesma causa, a prevenção da pandemia do novo Coronavírus.


 

    Fonte:Jornal Notícias