UM avião com mais de 100 pessoas a bordo despenhou-se ontem no mar, pouco depois de ter levantado voo de Myeik, sul de Myanmar, antiga Birmânia. O aparelho desaparecera dos radares poucos minutos de ter levantado voo.

Os destroços do avião foram encontrados no mar de Andaman, no Oceano Índico, segundo a Agência Channel News Asia.

“Foram encontradas no mar peças do avião”, a 218 quilómetros da cidade de Dawei (sudeste de Myanmar), disse, em declarações à Agência noticiosa francesa France-Presse (AFP), Zaw Naing Lin, um responsável da força aérea birmanesa.

“Pensamos que foi uma falha técnica. O tempo está bom por aqui”, disse por sua vez uma fonte não identificada citada pela AFP.

“O contacto [com o aparelho] perdeu-se de maneira súbita por volta das 13.35 horas locais (9.05 hora de Maputo) ”, divulgou na altura o chefe do Exército birmanês, o general Min Aung Hlaing, na sua conta pessoal na rede social Facebook.

Uma fonte aeroportuária precisou à AFP que 116 pessoas estavam a bordo do aparelho, dos quais 105 passageiros e 11 tripulantes.

As comunicações com o avião perderam-se quando o aparelho sobrevoava a região de Dawei, perto do mar de Andaman.

O avião, um Y-8 200F, de fabrico chines ao serviço das Forças Armadas birmanesas desde 2016, tinha como destino Rangum, a capital económica do país, no norte.

As operações de busca e de resgate estavam em curso com o apoio de aviões e navios militares. – LUSA

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/internacional/68328-tragedia-aerea-em-myanmar-despenha-se-aviao-com-116-pessoas-a-bordo.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *