Quatro viaturas de transporte de passageiros foram recolhidas ao parque do Conselho Municipal da cidade de Maputo e os respectivos motoristas multados por excesso de lotação, em violação ao decreto do estado de emergência em vigor, desde Abril no país.

Na operação, vários condutores que operam com autocarros de 50 lugares foram autuados com multas e viram as suas cartas de condução apreendidas, devido ao cometimento da mesma infracção.

O facto resulta de uma campanha de fiscalização que envolve a Polícia de Trânsito, Direcção de Transportes e Comunicações da cidade de Maputo, Polícia Municipal e de Protecção, que decorre desde o mês de Abril.

Mário Chiteleca, inspector principal da Polícia, que dirige a operação de fiscalização da lotação, no âmbito do estado de emergência, disse que os condutores continuam a violar as regras impostas pelas autoridades, excedendo a lotação, ao longo da avenida de Moçambique e na “circular de Maputo”.

“Estamos a fiscalizar a lotação dos veículos de transporte de passageiros, mas estamos a deparar com vários condutores que continuam a superlotar as viaturas, em violação das medidas de prevenção da Covid-19. Hoje, na Estrada Circular, autuamos quatro autocarros de 15 e um de 30 lugares, na avenida de Moçambique, infelizmente, tivemos que levar ao parque do município de Maputo e aplicar as devidas multas”, referiu Chiteleca.

O inspector da Polícia afirmou terem sido apreendidas várias cartas de condução de condutores de autocarros de 50 lugares, devido ao incumprimento da lotação exigida e foram aplicadas as devidas multas, entretanto, não foi possível parquear os autocarros devido à exiguidade de espaço no parque, explicou.

Chiteleca prometeu que o trabalho de fiscalização da lotação vai continuar, porque as pessoas não devem se expor ao perigo de contaminação pela pandemia da Covid-19.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *