O México voltou a tremer com força, pela segunda vez, em duas semanas, com um terramoto que atingiu a magnitude de 7,1 na escala de Richter, nesta terça-feira, no centro do México.
Pelo menos 217 pessoas morreram em diferentes zonas, das quais 86 na capital do país, 71 em Morelos e 43 em Puebla, 12 no Estado do México, quatro em Guerrero e uma em Oaxaca, segundo dados da Agência de Protecção Civil, e espera-se que a cifra de vítimas aumente com o passar do tempo.
O terramoto ocorreu no dia exacto em que se cumpriam 32 anos da pior tragédia que viveu o país: um outro terramoto que deixou 10.000 mortos, em 1985.
Às 13h14, hora local, o solo tremeu novamente no México, apenas 10 dias após o terramoto de maior magnitude (8.2) em 85 anos.
Nesta terça-feira, porém, o epicentro nos limites de Morelos e Puebla foi menor, mas a proximidade com a capital causou danos muito maiores, criando caos e pânico na cidade.
Mais de 40 edifícios desabaram, incluindo duas escolas, uma delas em Rebsamen.
O Presidente do México, Henrique Peña Nieto, confirmou ainda na noite de terça que pelo menos 21 crianças morreram e outras 30 eram dadas como desaparecidas.
No final da noite, a cidade ainda estava ferida, mas o trabalho de resgate não parou para tentar tirar os sobreviventes dos escombros. (El País)
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/internacional/71641-tremor-de-terra-faz-mais-de-200-mortos-no-mexico.html