O GOVERNO da Nigéria está a negociar a libertação do restante do grupo das meninas de Chibok ainda mantidas como reféns, disse ontem o Presidente Muhammadu Buhari, um dia antes de o sequestro de 276 estudantes pelo grupo insurgente Boko Haram completar três anos.

O Governo “está em constante contacto por meio de negociações e ‘inteligência’ local para garantir a libertação do restante das meninas e outras pessoas sequestradas, sem que ninguém saia ferido”, disse o Presidente nigeriano.

Das garotas sequestradas de uma escola da cidade de Chibok, Estado de Borno, em 2014, 195 ainda estão desaparecidas. Vinte e uma foram libertadas em Outubro de 2016 num acordo mediado pela Cruz Vermelha Internacional. Outras escaparam ou foram resgatadas.

A declaração das autoridades nigerianas surge um dia depois de um grupo especialistas em direitos humanos das Nações Unidas ter lançando um novo apelo ao Governo de Abuja para que tome todas as medidas necessárias para resgatar as meninas ainda desaparecidas.

Para os relatores especiais da ONU, é profundamente chocante que três anos após este acto de violência deplorável e arrasador, a maioria das raparigas ainda esteja desaparecida.

Os especialistas saudaram a libertação de 21 das reféns em Outubro de 2016 como um “passo positivo e uma possibilidade para que possam começar a sua longa jornada de recuperação e reabilitação”.

Os relatores ressaltaram, no entanto, que com a passagem do tempo, há um risco de que o destino das meninas restantes seja esquecido o que, para eles, não se pode permitir que aconteça. – G1/RÁDIO ONU

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/internacional/66583-tres-anos-de-sequestro-nigeria-negocia-libertacao-de-meninas-de-chibok.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *