O PRESIDENTE dos EUA, Donald Trump, afirmou hoje que o “grande problema” que representam as provocações e ameaça nuclear da Coreia do Norte “será resolvido”.

No início de uma reunião bilateral com o Primeiro-Ministro japonês, Shinzo Abe, antes da Cimeira do G7, na cidade italiana de Taormina, Trump disse a jornalistas que a Coreia do Norte “é um grande problema, um problema do mundo” que, afirmou, “será resolvido em algum momento”.

O Presidente norte-americano insistiu em deixar aberta a porta a uma acção militar na Coreia do Norte, mas disse preferir uma solução diplomática com Pyongyang, manifestando confiança na mediação do Presidente chinês, Xi Jinping, para acalmar as tensões.

No início de Maio, Trump chegou a mostrar-se disposto a reunir-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, “sob circunstâncias adequadas”, embora o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, tenha depois acrescentado que não estão reunidas actualmente as condições necessárias para esse encontro.

Numa recente conversa telefónica com o Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, Trump chamou “louco com bombas nucleares” ao líder norte-coreano, segundo uma transcrição da chamada obtida pelo “The Washington Post”.

Durante a conversa, Trump pediu a Duterte a sua opinião sobre o comportamento de Kim Jong-un para saber se o líder norte-coreano está “estável ou não” e exprimiu alguma satisfação com o fracasso dos ensaios com mísseis balísticos lançados por Pyongyang.

A ameaça norte-coreana é um dos temas em destaque na reunião do G7, que reúne a partir desta sexta-feira os líderes dos países mais industrializados do planeta.

 Entretanto, a responsável máxima pela diplomacia norte-americana no leste asiático considerou que a China tem reforçado a fiscalização ao longo da fronteira com a Coreia do Norte, visando cumprir com as sanções impostas pela ONU a Pyongyang.

Num encontro com jornalistas em Beijing, Susan Thornton disse que a China está cada vez mais consciente da urgência de pressionar a Coreia do Norte no sentido de suspender os testes nucleares e de mísseis balísticos.

Em Abril passado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um renovado apelo ao homólogo chinês, Xi Jinping, para ajudar nesses esforços.

Thornton afirmou que os EUA observaram uma “mudança de ênfase” na abordagem da China ao seu vizinho e aliado ideológico.

Beijing “disse que intensificou o controlo nas fronteiras, reforçando o policiamento e as inspecções”, exemplificou.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/internacional/67920-trump-promete-resolver-problema-da-coreia-do-norte.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *