A POUCOS dias da festa do final do ano, as autoridades de turismo, em Inhambane, garantem tolerância zero aos que, durante as festividades, transformarem as suas residências em locais de acomodação.

Esta actividade tem sido recorrente a nível dos principais pontos turísticos de Inhambane, onde os moradores cedem, aos visitantes, as suas residências para acomodação.

Dado ao custo baixo, comparativamente aos estabelecimentos licenciados, a procura por residências particulares tem crescido naquela província, ao longo dos últimos anos.

Para combater a prática lesiva aos agentes oficiais da área, e assumida como um gesto de concorrência desleal, a Direcção Provincial da Cultura e Turismo está a desencadear uma acção inspectiva, em coordenação com outros sectores, como a PRM e INAE, por forma a neutralizar e penalizar os implicados no processo.

Segundo Anifa Hassamo, directora-adjunta provincial da Cultura e Turismo, neste momento, a acção da sua Direcção tem sido de aconselhamento aos proprietários das residências em causa, para que se licenciem e exerçam a actividade de forma justa e competitiva com os outros que pagam imposto.

De acordo com Hassamo, embora reconheça o facto de a província de Inhambane, particularmente a capital provincial, enfrentar alguma limitação em termos de alternativas em acomodação, defende que “este facto não deve servir de fundamento para tolerar e continuarmos a alimentar ilegalidades no sector, que acabam penalizando os operadores licenciados”.

Os níveis de actuação envolvem, também, a fortificação de medidas de segurança nos principais locais de atracção turística, de modo a garantir uma estadia segura e tranquila durante a quadra festiva.

Até um pouco antes do dia do Natal, Inhambane registava 95 por cento de níveis de reservas e de ocupação.

 

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/74620-turismo-em-inhambane-governo-contra-concorrencia-desleal.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *