NoticiasAI

UE assegura 430 milhões de euros para Orçamento

A União Europeia assegura a disponibilidade de 430 milhões de euros em apoio ao Orçamento do Estado, montante a ser desembolsado a partir do próximo ano

Esta informação foi partilhada ontem, em Maputo, por José Manuel Fernandes, deputado do parlamento europeu, no final de um encontro com o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, no qual foram debatidos outros assuntos do interesse de ambas as partes.

O parlamentar enalteceu, na ocasião, o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Executivo moçambicano, sobretudo, na  modernização da economia através de reformas e melhoramento do sistema fiscal.

Segundo Fernandes, a modernização faz com que Moçambique consiga atrair mais investimentos e parceiros para a implantação de iniciativas que permitam o crescimento da economia.

“Notamos que o ministro Max Tonela está a modernizar a economia, através da melhoria do sistema fiscal. Esperamos que com a criação do fundo soberano se consiga que as receitas da exploração do gás reforcem a economia”, disse.

Durante o encontro, a delegação europeia defendeu a necessidade de se olhar com atenção para as Pequenas e Médias Empresas (PME) criando mecanismos que garantam o seu fortalecimento no mercado nacional, o que passa por acesso ao crédito.

Fernandes recordou que a UE conseguiu também, nos últimos tempos, mobilizar apoios pontuais para fazer face à crise humanitária resultante das calamidades naturais que afectaram Moçambique, para além da contribuição, com 90 milhões de euros, para o esforço da paz, através de uma missão militar.

“Mesmo com estes apoios, notamos que ainda há vários mecanismos ou instrumentos que podem ser usados para ajudar o crescimento económico de Moçambique, como o Fundo Europeu para o Desenvolvimento Sustentável, que são empréstimos com base numa garantia do orçamento da união”, frisou Fernandes.

Acrescentou que a UE já está dentro do fundo, estando disponível para apoiar o processo de modernização em curso no sistema fiscal moçambicano.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias