NoticiasAI

UE propõe empréstimo de 35 mil milhões de euros à ucrânia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen propôs ao Órgão um empréstimo de cerca de 35 mil milhões de Euros à Ucrânia para fazer face à estabilidade, uma vez que, o país está em crise desde o início da guerra contra a Rússia, em Fevereiro de 2021.

Os 35 mil milhões de euros propostos pela Ursula von der Leyen como empréstimo à Ucrânia, deverão ser desembolsados nos cofres do G7, em lucros com os bens russos congelados à luz das sanções europeias, aplicadas ao país de Vladimir Putin.

A líder europeia falava após uma visita de horas mantida com o presidente Ucraniao Volodymyr Zelensky, a margem da oitava vista que faz ao país desde os ataques russo.

“Este é um enorme passo em frente. Estamos agora confiantes de que podemos entregar este empréstimo à Ucrânia muito rapidamente. Um empréstimo que é apoiado pelos lucros inesperados dos activos russos imobilizados”, Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia Von der Leyen explica que o objetivo do empréstimo passa por estabilizar a economia do país devastada pela guerra.

Para Ursula von der Leyen, “é crucial que este empréstimo entre diretamente no vosso orçamento nacional. Isto melhora a estabilidade macrofinanceira da Ucrânia e proporcionar-lhe-á um espaço orçamental significativo e muito necessário.”

A líder europeia explica que o colectivo está a fazer a sua parte para ajudar os ucranianos.

Os 27 Estados-membros do G7 têm cerca de 200 mil milhões de euros em bens congelados do banco central russo, devido às sanções impostas. Bruxelas quer usar as receitas geradas para cobrir o empréstimo e alerta que não o faz por temer que países como os EUA não o façam.

 

Fonte:O País