Indivíduos à monte vandalizaram, recentemente, o sistema eléctrico, afectando negativamente a iluminação pública, a cidade da Beira, província de Sofala, com destaque para a Estrada Nacional Número Seis que liga a cidade ao resto do país.

Os criminosos, para além de danificarem o posto de transformação de energia eléctrica instalado defronte da Esquadra da PRM, na zona de Massamba, sabotaram disjuntores e cabos subterrâneos que cobriam um raio de aproximadamente oito quilómetros, entre o Bazar Filipe e o Supermercado Shoprite.

De acordo com o delegado da Administração Nacional de Estradas (ANE) em Sofala, Daniel Machaie, o facto pode mesmo contribuir nos índices de acidentes de viação, sobretudo nesta quadra festiva do Natal e do fim-de-ano.

A fonte sublinhou que o levantamento efectuado pelo sector indica que são necessários mais de 55 milhões de meticais para a reposição parcial dos danos que deixaram a rodovia na escuridão, principalmente no troço Beira-Dondo, que compreende um raio de aproximadamente 30 quilómetros.

Machaie confirmou que foi vandalizado quase todo o sistema eléctrico daquela via que descreveu bastante crucial para os países sem acesso directo ao mar que são tradicionais utilizadores do Porto da Beira, como o Zimbabwe, Zâmbia, Malawi, Botswana e RDCongo.

Contudo, realçou que o empreiteiro de origem chinesa, denominado AFECC, que recentemente, reabilitou e ampliou a Estrada Nacional Número Seis, numa extensão total de 287 quilómetros, ainda se encontra no terreno a reforçar a segurança nas peças possíveis contra a vandalização dos malfeitores.

Para já, soubemos que a ANE trabalha em coordenação com a Polícia da República de Moçambique na intensificação das medidas de fiscalização, numa altura em que apela toda a sociedade a agudizar a vigilância para neutralização dos indiciados.

A via regista um tráfego com uma media diária de 13 mil veículos-automóveis, entre pesados e ligeiros, relançando assim o comércio transfronteiriço e dinamizando significativamente a economia regional.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *