Enquanto se multiplicam as críticas em torno da qualidade (que é descrita como má) do ensino superior, incluindo do antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, o Governo vai autorizar a criação de mais instituições de ensino superior.

 

Nos últimos sete dias, o Executivo, reunido em Conselho de Ministros, aprovou decretos que autorizam a criação de seis instituições de ensino superior, sendo duas universidades e seis institutos superiores politécnicos. Três instituições foram aprovadas na semana finda, durante a 27ª Sessão Ordinária do órgão e outras três foram autorizadas ontem, no decurso da 28ª Sessão Ordinária.

 

A primeira nova instituição do ensino superior a ser anunciada foi a Universidade de Ciência e Tecnologia Joaquim Alberto Chissano (UJAC), criada pela Edupac Soluções, Lda., uma joint venture entre a Educo, Limitada – Educação e Comunicação Limitada; a Fundação Joaquim Chissano (do antigo Chefe de Estado); e Simão Manuel Nhambi. A instituição será instalada no distrito Municipal KaTembe, na cidade de Maputo.

 

A segunda instituição a ser anunciada é o Instituto Superior Ecuménico de Ricatla, a ser sediado na sede do distrito de Marracuene, na província de Maputo. A instituição pertence ao Seminário Unido de Ricatla, uma instituição de educação teológica ecuménica, criada em 1958, sob o auspício do Conselho Cristão de Moçambique.

 

A terceira e última instituição do ensino superior anunciada pelo Conselho de Ministros na semana finda foi o Instituto Superior União Geral das Cooperativas (ISUGC), com sede na cidade de Maputo. A instituição pertence à União Geral das Cooperativas, que já é proprietária de uma instituição de ensino técnico-profissional.

 

José Abudo também abre seu instituto superior

 

Já nesta terça-feira, o porta-voz do Governo, Filimão Suazi, começou por anunciar a chegada do Instituto Superior Politécnico Mussa Quantu (ISMUQ), que será construído na Cidade de Angoche, na província de Nampula. O Instituto será criado pela Fundação José Ibraimo Abudo, Lda., cujo patrono é o ex-Provedor da Justiça, José Abudo. Actualmente, Abudo é reitor da polémica Universidade Mussa Bin Bique, localizada na cidade de Nampula.

 

A segunda instituição anunciada pelo Governo é a Universidade Alberto Chipande (UNIAC), cuja sede será na cidade da Beira, na província de Sofala. A instituição pertence à Globalvisa Protocolos, Lda., pertencente a Rizuane Mubarak.

 

Por fim, o Governo autorizou a abertura do Instituto Superior Politécnico de Engenharia e Ciências (ISUPEC), cuja sede será a cidade de Moatize, na província de Tete. A instituição pertence ao Grupo Marara, Lda., uma empresa de consultoria e prestação de serviços nas áreas de comunicação corporativa, marketing, informática, produção de conteúdos. (Marta Afonso e redacçao)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *