Moçambique recebeu um investimento estimado em cerca de 600 milhões de dólares provenientes do governo do Vietname, durante os últimos dez anos, com destaque para a área de transportes e comunicações.
O facto foi avançado pelo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Vietname em Moçambique, Le Huy Hoang, falando à imprensa, momentos após o encontro que manteve ontem, em Maputo, com a Presidente da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, Verónica Macamo.
“Nos últimos anos que trabalhamos com Moçambique, sobretudo por via da Movitel, já foram investidos cerca de 600 milhões de dólares. Com isso, procuramos reforçar cada vez mais as relações bilaterais, não só na área de comunicações, mas em outras áreas”, disse Hoang.
O Embaixador disse ainda estar motivado em continuar com a cooperação na formação de moçambicanos, funcionários estatais, em gestão de recursos humanos.
Aliás, o diplomata vietnamita revelou que, com o vice-presidente da Academia de Política Ho Chi Min de Hanói, Le Quoc Ly, mantiveram um encontro com a ministra moçambicana de Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane.
No encontro com Sortane, discutiram outras áreas de cooperação educacional, que poderão ser contempladas nos próximos pacotes.
Através de outras formas de cooperação com Moçambique, Vietname já formou um total de 39 moçambicanos.
O diplomata era portador de um convite para que a presidente do parlamento moçambicano visite aquele país asiático em Junho do corrente ano.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *