O Hospital Central de Maputo (HCM) revela já ter operado, até esta quarta-feira, 25 crianças, inicialmente previstas, no âmbito da campanha de cirurgias de fendas labiais, em curso naquela unidade sanitária, desde a última segunda-feira.

 

De acordo com o HCM, até amanhã, data prevista para o término da campanha, os médicos envolvidos irão atender mais crianças necessitadas, provenientes de outros pontos do país. Segundo o Médico-cirurgião maxilo-facial, Bento Manhique, as intervenções que estão sendo levadas a cabo, por uma equipa de profissionais de saúde moçambicanos, pretendem corrigir a “má-formação congénita” e “deficiências em crianças e adultos”.

 

“O lábio leporino ou fenda palatina é uma abertura na região do lábio ou palato, provocada pelo não fechamento dessas partes do corpo humano, uma anomalia que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação”, explicou o especialista.

 

Manhique disse que, apesar de serem extremamente raras, as lesões palatinas podem estar associadas a diversos factores, como as deficiências nutricionais, consumo de álcool ou cigarros, exposição a radiações, ingestão de medicamentos como anti-convulsivantes ou corticoides, durante o primeiro trimestre gestacional sem prescrição médica e infecções.

 

Para Manhique, a única forma de corrigir estas anomalias é através de cirurgias, sendo que a primeira é realizada normalmente aos três meses de vida. Na sua explanação, o médico garantiu que o tratamento é longo, porém, afirmou valer a pena porque “sem ele, as fendas podem provocar sequelas graves, como a perda da audição, problemas de fala, estigma e preconceito”.

 

O especialista sublinha que a cirurgia não deixa nenhuma sequela e a cicatrização pode levar oito dias. Esclarece ainda haver uma série de procedimentos a levar em conta para a recuperação total da voz, tais como: o treinamento da fala, alinhamento dentário, tratamentos que podem durar até à fase adulta do paciente. (Marta Afonso)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *