A visita do Papa Francisco a Moçambique, agendada para Setembro próximo, está sendo preparada ao pormenor pela equipa do Governo e pela Nunciatura Apostólica no nosso país.

O facto foi revelado, hoje em Maputo, pelo Secretário de Negócios da Nunciatura Apostólica, Dom Cristiani Antoniete, que falava durante uma formação de jornalista, para a cobertura da visita papal.

Segundo ele, todos procedimentos estão sendo tratados com detalhe, para que os fiéis católicos e o povo moçambicano possam receber o Santo Padre, a partir dos dias 4 até 6 de Setembro.

A fonte acrescentou que a visita do Sumo Pontífice enquadra-se na sua duplicidade de Chefe do Estado do Vaticano, o país mais pequeno localizado em Roma-Itália, e na qualidade de representante da Santa Sé.

Antoniette explicou que na igreja católica existem três sujeitos distintos, nomeadamente, o Estado do Vaticano que é um governo funcional, de monarquia absoluta, regulado por leis e códigos próprios de um Estado. Enquanto, a Santa Sé é uma entidade de direito internacional regida por direitos canónicos, tendo relações diplomáticas com 190 Estados e responsabilidade de enviar os seus embaixadores, que tem os títulos de núncios apostólicos para outros países, sob a indicação do Papa.

A terceira entidade, segundo o Secretário de Negócios é a Igreja Católica, um sujeito jurídico, para o qual as pessoas entram através do baptismo, que é o primeiro sacramento, na qual, o santo padre é o pastor Supremo.

“A igreja católica em Moçambique é representada pelos Bispos, pela Conferência Episcopal, 12 Dioceses e por fim, os fiéis” explicou Antoniette.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *