A campanha para a eleição intercalar na cidade de Nampula, que hoje entra no sexto dia, continua a decorrer de forma ordeira e tranquila, com os candidatos a multiplicarem as promessas ao eleitorado, que, nalgumas vezes, vai questionando a exequibilidade e garantia da sua concretização.

Muito acima do que aconteceu na campanha durante a primeira volta, os membros e simpatizantes dos dois partidos têm vindo a realizar uma “caça” ao voto bastante tranquila, sem incidentes a registar.

Hoje a campanha eleitoral inicia o seu ciclo decrescente, rumo à votação do dia 14 do corrente mês, sendo de destacar que tanto Amisse Cololo, da Frelimo, como Paulo Vahanle, da Renamo, continuam a arrastar multidões pelos locais por onde passam à procura do voto.

A aparente popularidade dos dois concorrentes prenuncia uma luta renhida nas urnas, mesmo a avaliar pelos resultados da primeira volta, em que Amisse Cololo obteve 44,51 por cento dos votos e Paulo Vahanle 40,32 por cento.

Embora o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o terceiro mais votado na primeira volta desta intercalar, tenha declarado, publicamente, o seu apoio ao candidato da Renamo, muitos membros e simpatizantes deste partido, individualmente, têm prometido endereçar o seu voto ao candidato da Frelimo, no contacto interpessoal.

A expectativa à volta desta segunda volta centra-se não só para quem será o vencedor, mas também para a possível redução dos níveis de abstenção, que na primeira volta atingiram os 75 por cento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AOS LÍDERES COMUNITÁRIOS E RELIGIOSOS:  Cololo promete governação flexível

MOUZINHO DE ALBUQUERQUE

O CONCORRENTE do partido Frelimo, Amisse Cololo, prometeu ontem aos líderes comunitários e religiosos que será um presidente interventivo e flexível na resolução dos diversos problemas com que o município de Nampula se debate, caso saia vitorioso no sufrágio de 14 de Março.

Durante um encontro de mais uma jornada de “caça” ao voto que manteve com este grupo social na unidade comunal de Mutomoti, no bairro suburbano de Namutequelíua, Cololo disse acreditar que ao assumir esta posição estará a promover um desenvolvimento acelerado da cidade de Nampula.

“Se eu vencer não quero ser um presidente do gabinete. Vou privilegiar actividades interventivas no terreno e adoptarei uma governação municipal menos burocrática. Por outro lado, garanto que vou também privilegiar a colaboração conciliadora com as confissões religiosas, para o desenvolvimento desta cidade”, assegurou.

Amisse Cololo disse ainda ter constatado que aquele bairro é um dos que enfrentam sérios problemas, como a falta de saneamento nos mercados e a degradação acentuada das estradas, principalmente a via que liga a zona à Avenida Eduardo Mondlane.

Esta via constitui, neste momento, grande constrangimento para a circulação de pessoas e bens, o que foi motivo de lamentação por parte dos líderes comunitários e religiosos que tomaram parte do encontro. Segundo afirmaram, esta situação faz com que as viaturas dos transportes semicolectivos de passageiros cheguem ao bairro com imensas dificuldades.

Xafi Amade, líder de uma das mesquitas em Namutequelíua, disse que a degradação das estradas no bairro faz com que não seja possível evacuar um doente grave a tempo e pediu ao candidato para que, caso seja eleito, se empenhe na resolução do problema.

Um outro líder da Igreja Assembleia de Deus, Silva Tonhiua, que interveio para garantir voto a Cololo, lamentou o facto de aquela zona residencial estar infestada de lixo acumulado há bastante tempo.

Em resposta a estas e outras preocupações, Amisse Cololo assegurou que tudo vai fazer para que, em cinco meses, a cidade de Nampula fique aliviada dos vários problemas com que se debate. 

Disse saber, por exemplo, que no bairro de Namiepe praticamente não existem estradas em condições que possam, igualmente, atrair investidores a instalar seus estabelecimentos comerciais para facilitar a vida da população na aquisição de produtos diversos.

Cololo afirmou estar apenas à espera de ser eleito para dar respostas concretas e quem deve garantir essa vitória são também os líderes comunitários e religiosos, a quem pediu voto. Ainda ontem, o candidato da Frelimo orientou um comício popular no mesmo bairro, onde explicou as grandes apostas constantes no seu manifestou eleitoral a serem materializadas em caso de vitória. 

Vahanle pede afluência às mesas de votação

RAHAIA JAMAL

PAULO Vahanle, candidato da Renamo, pediu aos comerciantes do mercado “Descida”, na zona da Cavalaria, e a todos os munícipes do bairro de Napipine a afluírem em massa aos postos de votação no dia 14, para inverter o elevado índice de abstenções que caracterizou a primeira volta.

Dirigindo-se aos presentes, Vahanle explicou que a segunda volta constitui o momento certo para fazer a escolha certa do candidato a presidente e que vai conduzir os destinos de desenvolvimento do município de Nampula nos próximos cinco meses.

“Nesta segunda volta, pedimos para que os munícipes não fiquem distraídos durante a escolha do presidente deste município. Peço para que votem em mim, Paulo Vahanle, que vou garantir condições mínimas de higiene, através da remoção do lixo, e resolver outros problemas que afligem os munícipes nos bairros desta autarquia”, disse.

Apelou para que fossem portadores da mensagem de sensibilização da população noutras zonas do bairro para adesão massiva aos postos de votação.

Prometeu, igualmente, melhorar as condições do mercado, através da reabilitação e apetrechamento dos balneários com fundos provenientes das receitas diárias, para garantir a higiene e prevenir a eclosão de doenças, como diarreias e cólera.

“É importante ter as mínimas condições de higiene, num lugar onde se manuseia alimentos”, observou Vahanle, sustentando que com base nas receitas cobradas diariamente no mercado será realizada a remoção regular do lixo produzido a nível local.

O candidato da Renamo privilegiou ainda contactos porta-a-porta nos bairros Mutava-Rex, Nahene-2 e Namiepe.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *