Ferramenta chamada de ‘chatbot’ é gratuita e também oferece dicas sobre como descobrir se uma notícia é verdadeira ou não. Futuramente, será possível compartilhar checagens de fatos, diz empresa. Blog mostra o que fazer caso o WhatsApp não consiga receber e enviar informações pelo Wi-Fi.
REUTERS/Thomas White
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou seu assistente virtual no WhatsApp, onde reúne informações sobre as eleições. A ferramenta gratuita também ensina como identificar fake news envolvendo o processo eleitoral, entre outras dicas.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
O “Tira-Dúvidas do TSE”, como é chamado, foi criado pelo órgão eleitoral em parceria com a plataforma para as eleições de 2020 e ganhou uma nova versão na última segunda-feira (4) — veja abaixo como usar o assistente no seu celular.
Agora, o assistente passa a contar com 16 tópicos principais sobre as eleições. Entre eles, estão orientações sobre como tirar ou regularizar o título de eleitor e como verificar o local de votação, além de informações sobre datas do calendário eleitoral.
TSE tem assistente virtual no WhatsApp sobre eleições
Reprodução
Como usar o assistente virtual do TSE
Basta adicionar o número de telefone (61) 9637-1078 à sua lista de contatos do celular ou acessar o link wa.me/556196371078.
Depois, é preciso iniciar a conversa com alguma palavra, como “olá”. E seguir as instruções.
Como se trata de um assistente virtual (chatbot), não é possível conversar literalmente com o assistente. As interações, que são automáticas, se limitam às opções informadas ao longo do contato. Ele é encerrado automaticamente depois de um tempo sem interações.
TSE tem parceria com plataformas para combate à desinformação nas eleições
Twitter vai mostrar rótulos em perfis de candidatos nas eleições de 2022
Quais são os temas das dicas
O assistente do TSE no WhatsApp oferece dicas sobre os seguintes temas:
Desinformação: Cadastre-se para receber mensagens sobre como enfrentá-la
Regularize seu título de eleitor: link para a página do TSE com orientações sobre como resolver pendências com a Justiça Eleitoral
Tire seu primeiro título eleitoral: vídeo com passo a passo sobre como emitir o documento e link para realizar o processo pela internet
Cadastro biométrico e uso da biometria: esclarecimento de que eleitores sem biometria poderão votar nas eleições de 2022
Descubra se é fato ou boato: a ferramenta lista 10 dicas para identificar uma informação falsa e oferece link para uma página do site do TSE que reúne checagens de agências diversas, como o Fato ou Fake.
Top 10 dúvidas eleitorais
Quais cargos estão em disputa?
Dia e hora da votação
Local de votação: verificação pode ser feita com nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe do usuário
Segurança da urna eletrônica: informações sobre as medidas tomadas para garantir a segurança da votação
Como justificar a ausência na votação
Estatísticas eleitorais: link para a página do TSE que reúne dados sobre registros de candidatura nas eleições de 2020
Pode ou não pode: lista do que é permitido e proibido no dia da eleição
Conheça as principais datas do calendário eleitoral 2022
Curiosidades da Justiça Eleitoral: link para stories no perfil do TSE no Instagram
Para mais informações: link para a página da Ouvidoria do TSE
Combate às fake news
O primeiro item do menu serve para usuários obterem orientações de como lidar com fake news, tema destacado pelo WhatsApp ao anunciar as novidades do assistente para 2022. O objetivo é aumentar o número de usuários cadastrados para receber checagens de notícias falsas e dicas sobre as eleições.
O item 5 do menu oferece um link para o site do TSE onde há notícias checadas por serviços parceiros. No lançamento, a plataforma informou que “a partir do chatbot, também é possível encaminhar facilmente esses conteúdos checados para amigos e familiares”. O g1 procurou o WhatsApp para saber mais detalhes do recurso e a empresa afirmou que ele ainda não está disponível.
A plataforma explicou que, nesse primeiro momento, o serviço disponibilizará algumas dicas sobre desinformação (no item 1 do menu), e, conforme a evolução do “chatbot”, as checagens também serão integradas.
E que o conteúdo do “chatbot” vai evoluir até o período eleitoral, incluindo uma opção com informações sobre os candidatos, por exemplo.

Globo Tecnologia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *