O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou hoje, sem nenhum voto contra, um terceiro mandato inédito de cinco anos, numa altura em que o país enfrenta vários desafios económicos e crescente rivalidade com os Estados Unidos. 

A renomeação, aprovada por unanimidade pelos mais de 2.900 delegados da Assembleia Nacional Popular (APN), o órgão máximo legislativo do país, reunidos em Pequim, foi uma formalidade. Xi, de 69 anos, obteve já, em Outubro passado, um terceiro mandato de cinco anos como secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC) e da Comissão Militar Central, os dois mais importantes cargos do poder no país.

Xi está, assim, prestes a tornar-se o Chefe de Estado com mais tempo no poder na História da República Popular da China, após ser nomeado para um terceiro mandato, até 2028, no seguimento de uma emenda constitucional realizada em 2018 que serviu para eliminar o limite de dois mandatos consecutivos de cinco anos para a presidência.

Ele ascendeu ao poder com a promessa de concretizar o “grande rejuvenescimento da nação chinesa”. Ou seja, repor a posição histórica da China como grande potência.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *