O último fim-de-semana foi “turbulento” no seio do partido Frelimo, com a realização das conferências provinciais, cujo objectivo era a eleição dos Primeiros-Secretários Provinciais, dos membros dos Comités Provinciais, dos membros do Comité Central e dos delegados provinciais ao XII Congresso do partido, que se realiza de 23 a 28 de Setembro corrente.

 

Um dos momentos “turbulentos” daqueles encontros verificou-se durante a eleição dos membros do Comité Central, em que alguns “membros de peso” foram preteridos pelos seus companheiros de trincheira. Entre as vítimas está Agostinho Vuma, em Gaza; Eduardo Nihia, em Nampula; Francisco Mabjaia, na cidade de Maputo; e Oswaldo Petersburgo, na Zambézia.

 

No entanto, foi na eleição dos Primeiros-Secretários Provinciais onde se notou algo curioso: a manutenção dos actuais 11 líderes, incluindo Gonçalves Gemusse, que é acusado de desvio de fundos, no distrito de Chiúta, na província de Tete.

 

Ao que “Carta” apurou, os 11 Primeiros-Secretários Provinciais foram eleitos com 100% dos votos e sem quaisquer adversários. Fontes ligadas ao processo asseguram que tal facto deriva de uma directiva imposta pela direcção do partido, o que levou muitos membros da Frelimo a desistir de concorrer àquele cargo, equiparado ao de Governador Provincial.

 

Assim, os 11 Comités Provinciais da Frelimo continuam a ser dirigidos pelos seguintes indivíduos: Artur Nanlicha-Muchopa (Niassa); José Kalime (Cabo Delgado); Luciano De Castro (Nampula); Paulino Lenço (Zambézia); Gonçalves Gemusse (Tete); Tomás Chitlango (Manica); Luís Nhanzonzo (Sofala); João Mudema (Inhambane); Daniel Matavele (Gaza); Avelino Muchine (Maputo Província); e Razaque Manhique (Maputo Cidade).

 

Alguns entendidos na matéria defendem que a manutenção daqueles líderes provinciais visa eliminar quaisquer suspeitas de clima de tensão entre os camaradas e garantir um congresso livre de polémicas. O XII Congresso da Frelimo arranca sexta-feira da próxima semana. (Carta)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *