Xiluva Artes realiza concurso literário para entreter crianças

A escola vocacionada para o ensino de música e literatura, Xiluva Artes, organiza a terceira edição do concurso literário para crianças com o intuito de desenvolver a criatividade e a imaginação.

 

O Concurso Infantil de Literatura Flores que nunca Murcham foi criado em 2017, com o objectivo de estimular o gosto pela leitura e escrita nas crianças. Este ano, numa altura em que se impõe isolamento social às pessoas, a Xiluva Artes volta a organizar o concurso literário acessível a crianças com idades compreendidas entre os 8 e 13 anos de idade.

Desde esta quarta-feira até 15 de Maio, os concorrentes com ou sem trabalhos editados podem concorrer, apenas com um texto, ao prémio, que, este ano, está aberto à poesia.

Para se evitar o contacto físico entre a organização e os participantes, a Xiluva Artes, desta vez, decidiu que os textos devem ser submetidos através da Internet. Por isso, no regulamento que pode ser consultado no site Flores que nunca Murcham, a organização disponibilizou um endereço electrónico para o qual os poemas podem ser enviados (cilf@xiluva-artes.com). Entretanto, no caso das crianças que não têm possibilidades de internet? “Nós estamos conscientes de que o modelo de submissão dos textos adoptado este ano irá excluir crianças menos privilegiadas. Devido à pandemia, e não querendo deixar o ano passar sem este programa para as crianças, decidimos avançar, considerando que estamos a dar um passo de cada vez”, disse Melita Matsinhe, mentora do concurso e Directora-Executiva da Xiluva Artes.

Mais do que dar continuidade ao que vem acontecendo há quatro anos, esta edição do concurso pretende, fundamentalmente, contribuir para que os mais pequenos possam criar poemas e partilhá-los com o público. Assim, acredita a organização, o concurso estará a complementar os programas de ensino do país.   

O Concurso Infantil de Literatura Flores que nunca Murcham irá anunciar o grande vencedor desta edição até 16 de Junho, Dia da Criança Africana, e a premiação irá consistir em material escolar para os primeiros três classificados. No entanto, é pretensão da Xiluva Artes, depois do concurso, trabalhar 20 textos que se destacarem. Mais tarde, os poemas das crianças serão publicados numa antologia.

A terceira edição do concurso da Xiluva Artes decorre com o lema “Fico em casa” e terá três membros do júri.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *