CERCA de quatro meses depois de o Presidente Emmerson Mnangagwa ter vencido as eleições, alguns militantes da ZANU-PF estariam à procura de um sucessor do seu líder.

Fontes do partido governamental no Zimbabwe citadas terça-feira pelo jornal “Daily News” disseram que alguns responsáveis estavam preocupados com a possibilidade de Mnangagwa não conseguir fazer mais de um mandato de cinco anos por causa de um envenenamento que sofreu numa reunião partidária em 2017.

“Este grupo está preocupado que Mnangagwa possa não terminar o seu actual mandato devido ao envenenamento (…) e procura, portanto, ter um sucessor caso isso aconteça”, disse uma fonte partidária sob o anonimato ao “Daily News”.

No ano passado, no auge das lutas pelo poder na União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica (ZANU-PF), Mnangagwa ficou doente depois de ingerir alimentos contaminados num comício no sul do país. Seus aliados acusaram membros de uma facção do partido ligada à ex-primeira-dama Grace Mugabe de tentar envenená-lo.

Entretanto, ainda segundo o jornal, o empenho na busca do sucessor de Mnangagwa pode ser uma manifestação da persistência de divisões na ZANU-PF

“Há algumas pessoas que se movem por conta própria, que não apoiam o nosso Presidente (…)”, disse Ziyambi Ziyambi, militante da ZANU-PF e ministro da Justiça, ao diário privado zimbabweano. “Dizemos a esses: deixem o Presidente cumprir os seus dois mandatos.”

Victor Matemadanda, secretário-geral da influente associação de veteranos de guerra, disse não haver “necessidade de se falar da sucessão agora, porque o Presidente ainda está a cumprir o seu primeiro mandato”.

Em Setembro, Mnangagwa disse que não se apegaria ao poder. Sob a Constituição, ele pode concorrer a mais um mandato de cinco anos nas eleições de 2023.

“Mesmo que as pessoas me amem até ao fim, ainda posso sair porque acredito que o constitucionalismo é importante”, teria afirmado de acordo com o sítio de notícias locais “New Zimbabwe”. – NEWS24

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *